segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Capitão América: Passado pecaminoso


Captain America #606
No alvorecer do que parece uma nova Era Heróica, ao fim do Reinado Sombrio deNorman Osborn, uma figura conhecida, mas bastante ambígua, ressurge depois de muito tempo nas sombras. O Barão Zemo, que sempre esteve atrás de poder e controle. Após um rápido contato com o Fantasma, e lamentando não terem lhe dado a chance que deram a Osborn, convicto de que mudaria o mundo todo sem falhar, ele acaba obtendo uma informação que lhe dá um novo objetivo: a identidade do novo Capitão América. Zemo pode ser ambíguo, muito mais um anti-herói (vide seu tempo a frente dosThunderbolts) do que um vilão, mas se há um símbolo que odeia é o do sentinela da liberdade. Saber que um antigo agente soviético ocupa atualmente o posto faz com que tudo mude de figura no novo arco do Capitão América, iniciado na duas primeiras edições de Capitão América e os Vingadores Secretos.

Enquanto Bucky Barnes parece mesmo ainda muito marcado pelas falhas e ações que assombram seus sonhos e seu passado como Soldado Invernal, e mesmo seu recenteconfronto com o Capitão América dos anos 50. Ao mesmo tempo, fica claro que tem como seu porto seguro tanto o relacionamento com a Viúva Negra quanto a amizade firmada com o Falcão. Esta última expressada na preocupação de Sam Wilson com os descuidos propositais de seu parceiro, quase como que quisesse ser punido. Preocupação levada até Steve Rogers, o novo encarregado da segurança nacional, que, claro, dispõe-se a conversar com o rapaz.

Capitão América
Mas a tentativa de se concentrar e superar esses traumas sofrerá um grave revés. Zemo cobra vários favores (inclusive do membro dos atuais Thunderbolts, o Armador) e recorre a sua influência e poder de coerção, fazendo o que sabe fazer melhor: costurando uma trama a fim de não só desmascarar o novo Capitão América como mergulhá-lo na ruína.

Quando Bucky começava a se resolver com a ajuda de Sam e Steve, saindo de um bar no qual conversava e bebia com os dois, a primeira armadilha de Zemo entra em ação, ferindo mortalmente o Falcão. O passo seguinte é dado, e Zemo deixa claro que não está brincando, ao libertar da prisão ninguém menos que Pecado deformada desde à imagem de seu pai, desde que foi derrotado pelo retornado Rogers.

Capitão América
Zemo sabe o que faz e a culpa que toma a cabeça de Bucky lhe tira o foco, o que continua a ser feito com um ataque aparentemente arbitrário do Mão de Ferro Hauptman no hospital, aproveitando-se do fato do herói ter sido drogado. E é a droga que faz com que Bucky veja soldados nazistas ao invés de policiais, e espanca-los, sendo apenas parado por Rogers, que chega ao local. Minando sua confiança ao longe, Zemo segue com seu plano.

Capitão América
Livre da droga, ele vê jogado fora o pouco de moral conquistada recentemente. Enquanto especula quem poderia ter feito isso, e conversando com Steve sobre o quanto ele não esconde com muito esforço a sua identidade, dúvidas sobre sua capacidade em ser o Capitão América lotam os telejornais. A ponto de agir completamente sem direção ou raciocínio, é a Viúva Negra que o leva a investigar de forma cuidadosa a origem disso tudo.

Em trajes civis, mas ainda descuidado com sua identidade secreta, ele vai com Natasha até o bar em que foi drogado para obter informações. Com a notícia da recuperação de Sam as peças parecem se encaixar, e logo ele se dá conta que alguém quer enfraquece-lo psicologicamente. Mas o violento ataque da mesma mulher que o drogou mostra que não é apenas isso.

E tudo ainda vai piorar, pois Zemo obtém informações preciosas sobre o Soldado Invernal.

Capitão América
Ainda com roteiro de Ed Brubaker, e arte de Butch Guice na primeira parte e de Mitch Breitweiser na segunda, o herdeiro de uma figura tão icônica do passado de Bucky volta para assombrá-lo e ameaça arruinar a nova vida conquistada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário