sexta-feira, 8 de julho de 2011

Poderosos Vingadores: Unidos contra aquele que não pode ser nomeado

Paralelo aos obscuros Vingadores de Norman Osborn e a versão rebelde liderada por Clint Barton, há os Poderosos Vingadores, uma força de heróis reunidas mais uma vez pelo membro fundador Hank Pym para enfrentar as verdadeiras ameaças, aquelas que colocam todo o planeta em perigo. E nesta nova aventura teremos o desfecho de muitas pontas soltas deixadas anteriormente. Qual a missão do Agente Americano e deMercúrio? Até onde se estenderá as maquinações da falsa Feiticeira Escarlate? Que destino Hank Pym, o Vespa, tem para sua equipe? Tudo isso e muito mais encontra-se nas 148 páginas da edição 43 de Avante, Vingadores!

Poderosos Vingadores

Tudo começa com um conto que até então estava apagado da história dos Inumanos. Antes do Rei Raio Negro, um outro era soberano daquele povo, alguém que teve o nome retirado dos registros históricos por simplesmente ter escondido do seu povo o mecanismo chamado “Motor Escravo”. Tal artefato seria capaz de proteger os Inumanos das grandes ameaças ao redor, mas o Rei Inominável achava aquilo um perigo até mesmo para eles, Inumanos e o escondeu. Discordando do seu rei, Raio Negro lutou pela sucessão do trono, venceu e exilou o Inominável de Attilan, deixando-o na China antiga. E assim aconteceu tudo, mas nunca foi de conhecimento comum, até agora.

Poderosos Vingadores

Então, ao longe, a equipe de inspeção da DOPADA, formada por Ban-Luck, Agente Americano e Mércurico observa a presença do Inumano sem nome na China liderando primitivos inumanos, os poucos remanescentes fiéis de seu reinado. Mércurio, que passou tanto tempo entre os Inumanos, rapidamente detecta a ameaça e declara que vão precisar de toda ajuda possível contra aquele mal.

Enquanto isso, os demais poderosos Vingadores estão entrando na nova base de Pym (prometida na história anterior) e deparam-se com um simulacro da antiga mansão dos heróis que virtualmente se entende até os olhos perderem de vista. Trata-se da Mansão Infinita dos Vingadores, nova base criada pelo Vespa que permite que se abra portas para os mais diferentes lugares do planeta, e até mesmo fora dele. Jocasta agora é completamente integrada a Mansão, ocupando vários corpos diferentes e completamente ciente de tudo ao redor. Tudo parece perfeito, mas alguns problemas ainda permanecem. Ou é isso que nota Cassie Lang ao deparar-se com a Wanda Maximoff pelos corredores do lugar.

Poderosos Vingadores

De volta a China, a equipe da DOPADA vê algo que simplesmente choca a todos. Numa intervenção dos heróis chineses que acabaram de chegar ao lugar para deter a ameaça Inumana, todos acabam saído bastante feridos, alguns certamente mortos. Como comentou o Agente Americano, “foram tropaalfeados”.

Poderosos Vingadores

Numa pausa para um rápido interlúdio, somos levados a alguns anos atrás, quando vemos onde o Inominável guardou o Motor Escravo e seus cristais Xerógenos. Junto com a casta primitiva inumana, o Rei sem nome tenta recolher o material e quem sabe conquistar assim o seu lugar mais uma vez entre os Inumanos. Contudo, um barulho denuncia algo: Attilan alça vôo e deixa a Terra rumando para a Lua. O Inominável vê que seu esforço começou tarde demais.

Poderosos Vingadores

Voltando ao presente, continuamos com Pietro, John Walker e Ban-Luck ainda estarrecidos pelo que aconteceu com os heróis chineses. Eles tentam acordar os sobreviventes – como o Homem-Coletivo e o Homem-Radioativo, enquanto que Mercúrio faz uma chamada de emergência para os Poderosos Vingadores.

Seu chamado, no entanto, nunca será ouvido, pois a falsa Wanda Maximoff não só recebeu a ligação como apagou-a dos registros. E tudo passaria desapercebido se a Cassie não estive espionando naquele exato momento. Todavia, a garota nada pode fazer, pois a falsa Wanda lançou um feitiço contra a menina proibindo-a imediatamente de falar qualquer coisa que a entregue. E pra piorar, a falsa Wanda ainda tenta induzir o restante grupo a desconfiar do atual comportamento de Estatura.

De volta a China, Pietro, John e Ban-Luck se vêem ainda em grandes problemas ao confrontar os remanescentes da Força Popular de Defesa, que os enxerga apenas como invasores. Demora um pouco para eles se entenderem, mas já há uma baixa: o Homem-Coletivo – que tem a força de todos os homens da China juntos – acaba quebrando o escudo de Walker na briga.

Poderosos Vingadores

Enquanto isso, longe dali, Cassie e o Visão convocam os Jovens Vingadores para tentar desmascarar a falsa Feiticeira Escarlate. Ela abre uma porta para eles ingressarem na Mansão Infinita e faz com que Wiccano convoque imediatamente a bruxa mutante. Assim, dos confins onde Loki encontra-se, ele é sugado e surge perante todos como Wanda Maximoff.

A briga começa, com séria desvantagem para os heróis mirins. Leva um tempo até que a balança penda a favor de novo dos Vingadores, que ganham o reforço de Ronin, que se junta ao combate após cansar de observar tudo de longe. Amadeus Cho também entra na luta, mas nem mesmo sua inteligência conseguiria safar todos desta.

Poderosos Vingadores

A coisa só acaba quando Clint faz algo inusitado. Ele pula em cima da Feiticeira e a beija, certificando-se ali que ela não poderia ser quem diz. Isso é suficiente para que Wiccano lance um feitiço de desmascaramento sobre ela. Contudo, Loki some dali antes que seu disfarce caia.

Enquanto isso, o Inominável continua seu avanço pela China, lançando os cristais xerógenos sobre os soldados orientais tornando-os seres primitivos como seus lacaios. Unidos, DOPADA E heróis chineses vão ao seu encalço, mas chegam tarde demais. O Inumano já desenterrou o Motor Escravo, o dispositivo do Juízo Final deles.

A luta inevitável acontece entre os dois lados, mas a desvantagem numérica é bastante evidente para o lado dos heróis. E a coisa só tende a piorar quando o Inominável lança mais uma vez o efeito xerógeno sobre o grupo e transforma Homem-Coletivo, Agente Americano e outros da Força Popular de Defesa.

E a ajuda ainda esta longe de chegar. Após derrotar Wanda, Cassie avisa Clint Barton do chamado de Pietro. É necessário reunir a maior equipe de Vingadores para lidar com esse mal, mas eles terão que fazer isso sem Hank Pym, pois ele acabara de realizar um experimento com a ajuda de Reed Richards e Jocasta que o colocou para fora das realidades dimensionais que conhecemos.

Crescendo além das nossas percepções humanas, Pym pretendia alcançar o denominado sobreespaço, um ponto que estaria acima de todas as realidades. E tamanha foi a sua surpresa quando lá se encontrou com ninguém menos que a entidade Eternidade.

Poderosos Vingadores

A entidade cósmica está ali a sua espera não só para agradecer Pym por tê-lo salvado em uma de suas últimas aventuras, mas para também mostrar o papel do herói no contexto cósmico. Para Eternidade, Pym é o equivalente ao Cientista Supremo da Terra, numa posição que o coloca como um verdadeiro Mago Científico.

Enquanto isso, Clint Barton organiza uma verdadeira convocação de todos os Vingadores, ex-Vingadores e afins para ajudá-lo a derrotar a ameaça do Inumano inominável. Assim uma grande maioria atende ao seu chamado (tirando os Vingadores Sombrios, claro) e todos utilizam as portas da Mansão Infinita para viajar diretamente a China.

Poderosos Vingadores

Um dos maiores combates do grupo toma início, onde rapidamente uma leva dos heróis sofre baixa, tornando-se também primitivos graças aos efeitos dos cristais xerógenos. Uma equipe, no entanto, consegue se infiltrar dentro do Motor Escravo para desativá-lo. Hércules agarra Cho e se lança num só salto para dentro da máquina, tendo que enfrentar de cara todas as defesas mecânicas do lugar.

Paralelo a isso, Pietro ouve da boca do próprio Inominável que uma de suas motivações para se opor aos humanos foi a Guerra que os EUA travou com seu povo devido ao roubo dos cristais terrígenos. Isso o deixa com um tremendo sentimento de culpa.

Então, finalmente somos levados de volta ao laboratório de Pym, com o Cientista retornando de sua jornada de autodescobrimento e já se preparando para aliar-se aos demais em combate. O doutor volta com um outro humor a ativa.

Na China, além de contar literalmente com o gigante reforço do Vespa, os Vingadores consegue colocar mais gente dentro do Motor Escravo. Agora, Visão e Estatura se juntam a Hércules e Amadeus Cho para tornar a ameaça da máquina algo favorável aos heróis. Graças a inteligência de Cho, o raio do Motor é revertido e atinge o Inominável, tornando-o nada menos do que um velho debilitado.

Poderosos Vingadores

É o fim de tudo. As equipes se despendem e Pym destrói de vez a ameaça do Motor Escravo. Restava uma última coisa para os heróis fazerem. Assim, eles alcançam o espaço Kree e chegam aos novos domínios dos Inumanos. Pietro, de posse de cristais xerógenos, os presenteia para redimir a falta que o falso Mércurio Skrull causou durante a Guerra Silenciosa.

Medusa e Crystalis agradecem o presente e parece felizes com as desculpas de Pietro. Todavia, ali naquela sala, uma pequena criatura não caiu no embuste de Maximoff. Sua filha, Luna, capaz de detectar qualquer mentira sabe que o pai inventou tudo e o alerta de que ele sempre terá a consciência de que mentiu para todos.

E terminamos aqui mais um capítulo da fase de Dan Slott e Christos Cage nos Vingadores, uma dupla que particularmente não me enche aos olhos, mas deve animar os leitores mais saudosistas. Nesta edição, contamos com os desenhos de Khoi Pham eSean Chen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário