quinta-feira, 7 de julho de 2011

Capitão América: O tamanho do símbolo

Captain America Reborn #6 - Cassaday Variant
Renascimento do Capitão América se encaminha para seu desfecho em Novos Vingadores 83, enquanto Steve Rogers, cada vez mais perdido no tempo e espaço, mal sabe que no presente seu maior adversário, o Caveira Vermelha, . Sob a narrativa de Ed BrubakerBryan Hitch e Butch Guice, a única coisa de que sabe é que tudo está ainda mais estranho, pois nota que chegou em uma versão dos EUA, de Nova York, de um mundo em que o Eixo venceu a Segunda Guerra Mundial. Perseguido, ele finalmente se dá conta do que está acontecendo.

No presente, Sharon Carter, a Agente 13, luta para que Steve retome controle de seu corpo, mas é inútil. Apesar de espancada e presa, para o prazer sádico de Pecado, ela mantém a confiança na reviravolta da situação, mesmo diante do plano do Caveira em se apresentar ao presidente como Rogers ressuscitado e aliado a Norman Osborn. Mas antes ele pretende capturar os Novos Vingadores, e aliados, que os perseguem, para assim ganhar crédito por capturar heróis ilegais. O primeiro a cair é o Visão.


Capitão América: Renascimento
O próximo passo é derrubar o quinjet dos Vingadores, e não demora para que caiam no espelho d’água em frente ao memorial de Lincoln, no coração da capital do país, em Washington DC. Um local adequado para o tom nacionalista norte-americano da história.

Com os heróis um pouco desorientados, o Caveira ordena o ataque de seus agentes, para regozijo do vilão.

Capitão América: Renascimento
De volta ao vortex temporal ao qual Steve foi condenado, Rogers percebe em um cartaz que estampa a face triunfante de seu algoz que há ainda uma maneira de combatê-lo. Lança-se através de um buraco na parede, caindo em um ambiente quase místico, totalmente decorado com suásticas nazistas, onde encontra o Caveira Vermelha (na verdade, a representação de sua mente), que grita furioso.

Steve acabou de escapar de uma prisão preparada por Arnim Zola na mente de seu mestre. Assim recomeça a luta pelo seu corpo. E Sharon, no mundo real, percebe que Steve luta pelo re-controle.

Capitão América: Renascimento
Do lado de fora da nave, Ossos Cruzados, o fiel lacaio do Caveira, lidera um exército deSuper-MODOCS, criados por Zola com tecnologia da IMA.

Mesmo no meio da batalha, o atual Capitão América, Bucky Barnes, vê o corpo de Steve (uniformizado, mas dominado pelo Caveira) junto de Pecado adentrando o Memorial de Lincoln, e vai atrás dos dois. Ele logo nocauteia a filha do Caveira, e parte para cima do vilão, mesmo usando o corpo de seu melhor amigo.

Capitão América: Renascimento
Mas a confiança do Caveira Vermelha é grande, e acredita na incompetência tanto de Steve, no plano mental, quanto no plano físico confia na incapacidade de seus aliados. Pecado retoma consciência e faz com que o confronto físico de fato acabe com a derrota de Bucky, enquanto os outros Vingadores têm muitas dificuldades diante dos Super-MODOCS. Apesar disso, no plano mental Steve Rogers não tem dúvidas de que vencerá.

Enquanto o Caveira tenta convencer Rogers de que a derrota é certa, desafia Bucky, recuperado e apontando uma pistola em sua direção, a atirar, sabendo que ele não seria capaz disso. Arranca a mão cibernética de Bucky com o escudo e se prepara para matá-lo, assim como pretende destruir o que restou de Rogers em sua mente.

Capitão América: Renascimento
A história continua (e reparem que essa edição só traz metade da edição derradeira, a número seis, da revista original, Captain America Reborn) com Hank Pym, o Vespa, cumprindo a missão para a qual foi destacado assim que o quinjet tombou: resgatar Sharon e o Visão.

E logo percebemos que Steve toma uma atitude pensando no mal que seria o Caveira se passar por ele, e prefere se sacrificar (ou correr o risco disso) a ver isso se concretizar. Se ele for morrer, o Caveira morrerá junto. Forçando uma nova luta no plano mental, impede que no plano físico Bucky seja morto.

Mais do que isso, surpreso com a atitude extrema de Rogers, o Caveira perde o controle de seu corpo e “desaparece”. Steve, então nocauteia Pecado, e logo em seguida oFalcão tenta neutralizar Ossos Cruzados. Bucky mal pode acreditar quando ouve a voz de Steve depois de tanto tempo. Ele está de volta.

Capitão América: Renascimento
Mas a luta não terminou, e os dois se voltam para os soldados do Caveira em auxílio de seus aliados e amigos.

Ao mesmo tempo, na nave do Caveira vermelha, Pym e Sharon lutam contra seus soldados e Zola em auxílio do Visão. É nesse momento que sabemos do paradeiro do “velho nazista”, como Bucky se refere a ele, que remeteu sua psique de volta ao corpo cibernético que ocupava desde sua derrota tempos atrás. Assim corre para fora para se vingar e assassinar Rogers e os outros.

Para piorar, Sharon disparou contra o Caveira com a primeira arma que viu pela frente, e acabou fazendo com que seu corpo ficasse gigantesco (achei isso bem tosco, mas vamos lá).

Capitão América: Renascimento
Liberando toda sua fúria contra os heróis lá fora, resta-nos esperar a próxima edição para saber o desfecho desse combate aos pés do memorial de Lincoln, quando dois Capitães América lutarão lado a lado contra seu maior inimigo. Literalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário