quinta-feira, 7 de julho de 2011

Capitão América: O adeus ao escudo

Captain America: Who Will Wield the Shield?
Steve Rogers está de volta, e a inevitável pergunta deve logo ser respondida: quem será o Capitão América? Rogers retornará ao uniforme ou Bucky Barnes, que vem lutando bravamente para ser uma fração do que seu parceiro e mentor desde a Segunda Guerra Mundial foi, continuará como sentinela da liberdade? Quem Portará o Escudo de Capitão América? A resposta está em Novos Vingadores 85.

Como era de se esperar, na história contada por Ed BrubakerButch Guice e Luke Ross, o questionamento remete à experiência de Steve e Bucky na Segunda Guerra, época de glórias e de pesadelos para os dois, e cada um os relembra a sua maneira. E já naquele momento, perdido no tempo há mais de 60 anos, o aprendiz não conseguia imaginar como seu maior herói conseguia carregar todo o fardo que sua posição demanda. Que não se perca a ironia dele atualmente, mesmo relutante, ter aceitado a mesma responsabilidade.



Capitão América: Quem portará o escudo?
Mas agora, após o retorno de Steve de um turbilhão temporal ao qual foi condenado peloCaveira Vermelha, Bucky é pego por Natasha, a Viúva Negra, pensando em que identidade heróica assumirá, já que o verdadeiro Capitão América há de emergir novamente. Vendo a si mesmo como um substituto imperfeito, ela tenta convencê-lo do contrário, apesar de Luke Cage concordar com o rapaz.

Mas a situação é “fácil” para Bucky, já que nunca conseguiu conceber como carregar o fardo que já questionava nos anos 40. Natasha insiste, inclusive aventando a possibilidade de haver dois “Capitães América” em atividade, mas a decisão parece já ter sido tomada.

Capitão América: Quem portará o escudo?
Não muito longe dali, acompanhado por Sharon Carter, Steve se vê envolvido no mesmo tipo de considerações, com a adição do temor por seu retorno a vida ser apenas mais uma ilusão. Mas com Sharon a seu lado ele se sente mais seguro.

Diante da decisão de Bucky, Natasha o convida para mais uma noite como Capitão América, uma vez que alguns remanescentes de uma fuga da Balsa ainda estavam à solta. Uma despedida do escudo. Tão inquieto quanto, Steve não consegue dormir, e sai com seu velho uniforme (mas sem o escudo) com o mesmo objetivo de clarear sua cabeça, por mais que o passado e o futuro pareçam ser preocupações das quais ele não consegue se livrar.

Considerando o quanto a experiência pela qual o Caveira o obrigou a passar, parece que tudo em sua vida precisa ser reavaliado, revalorizado, a começar pelo que o Capitão América continuaria representando. Inclusive da interpretação equivocada de que ele teria o desejo de Bucky substituí-lo. Isso nunca foi verdade.

Capitão América: Quem portará o escudo?
Mas o curioso da situação não sai de sua vista quando se depara com Natasha e Bucky, com seu símbolo, seu escudo, combatendo um descontrolado e perigoso Mr. Hyde em plena Nova York. Ainda sob efeito da armadilha temporal em que ficou por tanto tempo, tudo parece um déjà vu. Mas isso não impede de perceber o quanto Bucky e a Viúva trabalham bem juntos, apesar de ainda ser estranho ver um Capitão América que não seja ele próprio.

E ele só observa a luta, não toma parte, e fica impressionado com a ação da dupla. Mas não demora para que Bucky o veja observando de longe, arremessando o escudo em sua direção, esperando que entre no confronto e o encerre.

Capitão América: Quem portará o escudo?
A derrota do monstro é rápida, pois acaba pego de surpresa. É a chave para que o homem que foi o Capitão América nos últimos tempos volte a ser uma criança, e praticamente uma tiete da imediata e eficiente ação de seu herói. E diante da intenção de Steve em devolver-lhe o escudo, recusa.

Um clima de constrangimento se instala, e uma conversa a respeito é mais do que necessária. Mas não demora para que Steve diga o que sente. Ele acredita que a melhor coisa a fazer é manter tudo como está. Que Bucky continue a ser o Capitão América.

Mesmo diante da relutância do rapaz, Rogers tenta se explicar. Diz que precisa se readaptar depois da experiência que teve, e que Bucky é capaz de ser o Capitão América porque conseguiu sê-lo à sua maneira. Steve pede isso como favor a ele, deixando-o impossibilitado de recusar.

Capitão América: Quem portará o escudo?
Mais tarde Steve conversa com Sharon e ficamos sabendo que havia algo a mais ali que não tinha sido revelado. Ele não só reviveu o passado, mas também viu o futuro. Ou ao menos uma forte possibilidade de como ele será, e é isso que o preocupa tanto.

É pensando nisso que o leva até Washington, diretamente para a Casa Branca onde tem uma conversa com o presidente Obama. O chefe de Estado se sente honrado em conversar com Steve, e garante que Norman Osborn não sabe do encontro entre os dois. Não surpreende que naquele momento o presidente assina um perdão a Rogers, que infelizmente não se estende aos outros Vingadores renegados.

Capitão América: Quem portará o escudo?
Fica claro que ele questiona muito a Lei de Registro de Super-humanos (aprovada na administração anterior), mas que só pode beneficiar Steve pelo seu histórico. Além disso, Rogers está lá para dizer que, por enquanto, não continuaria a ser o Capitão América, a menos que isso fosse extremamente necessário. E quase prevendo o que em breve veremos n’O Cerco, o presidente revela que em breve provavelmente eles precisarão mesmo de mais de um Capitão América na ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário